quarta-feira, 29 de abril de 2009

Origem do 1º De Maio no R.Universais


Criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos, como sempre, mais exactamete, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Na ocasião, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Naquele dia, manifestações, passeatas e discursos eram o cenário da cidade. Mas a repressão as manisfetações foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.
Hoje, este dia é comemorado em todos países do mundo. Particularmente, em Moçambique o dia é comemorado através de manifestações pacíficas muitas das quais tornam clara a insatisfação dos trabalhadores pelas condições de trabalho ou pelo baixo salário fornecido por parte das entidades patronais.
Nas manifestações pode-se presenciar desfiles de diversas empresas que se fazem representar pelos seus trabalhadores, com as respectivas reveindicações.
Vê-se nestas manifestações a tentativa de perpetuar os acontecimntos ou o fenómeno ocorrido aquando do surgimento do 1 de Maio, em Chicago (EUA).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário aqui