quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ainda sobre a GRIPE SUÍNA:


Medo da gripe faz Afeganistão colocar único porco do país em quarentena
Presente da China, animal vive no zoológico de Cabul.
No país, consumo de carne suína é proibido.


Segundo o site da Globo, o único porco que mora oficialmente no Afeganistão tinha uma vida luxuosa no zoológico de Cabul, mas a epidemia de gripe suína acabou por condená-lo ao regime de quarentena.

Antes, uma das principais atrações do zoo, o porco passou a ser visto com desconfiança pelas pessoas, que temem que o animal possa contaminá-las com o vírus da nova gripe. No Afeganistão, um país muçulmano, o porco é uma curiosidade, já que o animal é "haram", ou seja, considerado impuro. Por isso, o consumo e a criação de suínos é proibida. "O porco agora está em quarentena, fizemos uma sala especial por conta da gripe suína", afirmou o director do zoológico, Aziz Gul Saqib.

Como não há fazendas de suínos no país e nem voos directos do México, a chance do porco do zoológico ser contaminado pelo vírus da nova gripe é mínima, admite Saqib. "Mas as pessoas não pensam assim, elas olham pro porquinho na jaula e ficam preocupadas, achando que podem ficar doentes", acrescentou. O porco foi um presente dado ao zoológico pela China. Cerca de 42 espécies de aves e mamíferos, além de 36 tipos de peixes vivem no zoo, que recebe cerca de 10 mil visitantes nos finais de semana.

Globo.com

H1N1: O Virus do medo


O surto de gripe A (H1N1) ou influenza "A" (H1N1), inicialmente designado como gripe mexicana, é um surto de uma variante de gripe suina, cujos primeiros casos ocorreram no México, em meados do mês de março de 2009, veio a espalhar-se pelo mundo, tendo começado pela América do Norte, atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceânia. O virus foi identificado como Influenza A subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína para a qual não existe uma vacina. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, gripe, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
A Organização Mundial da Saude
(OMS) declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. No dia 27 de Abril a mesma organização elevou o nível de alerta pandémico para 4, o que significa que se verifica transmissão pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta 8, o que veio a aumentar o terror já existente no seio da população mundial, isto significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ronaldo: "Agora, estou de volta".


Num evento realizado pela Federação Paulista de Futebol e o jornal "Diário de S. Paulo", o atacante Ronaldo recebeu na noite da segunda-feira o prémio de "craque do Campeonato Paulista do ano", num ambiente repleto de emoções dcontagiantes, o craque Brasileiro se fez subir ao pódio, onde mais uma vez, como sempre agradeceu a todos que contribuíram para que ele voltasse aos campos, agora vestindo a camisa do Corinthians.
" Não consigo nem falar direito. Só queria agradecer pelo respeito, por tudo. Quero agradecer a todos. Todos que sofreram comigo. Agora, estou de volta e quero retribuir com gols e jogadas. O meu muito obrigado de coração - afirmou o craque.
Como de costume desde que voltou a jogar, o Fenómeno soltou uma frase que está se tornando sua marca registrada na passagem pelo Timão e no retorno aos campos após um ano parado por conta de uma lesão no joelho esquerdo, quando ainda defendia o Milan.
- Sou o homem mais feliz do mundo - disse o craque que, ao lado da esposa Bia Antony, assistiu a um vídeo mostrando a superação dele durante todos os problemas nos joelhos.