quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ainda sobre a GRIPE SUÍNA:


Medo da gripe faz Afeganistão colocar único porco do país em quarentena
Presente da China, animal vive no zoológico de Cabul.
No país, consumo de carne suína é proibido.


Segundo o site da Globo, o único porco que mora oficialmente no Afeganistão tinha uma vida luxuosa no zoológico de Cabul, mas a epidemia de gripe suína acabou por condená-lo ao regime de quarentena.

Antes, uma das principais atrações do zoo, o porco passou a ser visto com desconfiança pelas pessoas, que temem que o animal possa contaminá-las com o vírus da nova gripe. No Afeganistão, um país muçulmano, o porco é uma curiosidade, já que o animal é "haram", ou seja, considerado impuro. Por isso, o consumo e a criação de suínos é proibida. "O porco agora está em quarentena, fizemos uma sala especial por conta da gripe suína", afirmou o director do zoológico, Aziz Gul Saqib.

Como não há fazendas de suínos no país e nem voos directos do México, a chance do porco do zoológico ser contaminado pelo vírus da nova gripe é mínima, admite Saqib. "Mas as pessoas não pensam assim, elas olham pro porquinho na jaula e ficam preocupadas, achando que podem ficar doentes", acrescentou. O porco foi um presente dado ao zoológico pela China. Cerca de 42 espécies de aves e mamíferos, além de 36 tipos de peixes vivem no zoo, que recebe cerca de 10 mil visitantes nos finais de semana.

Globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário aqui