quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O atribulado caminho da educação em Mocambique

Por Carlos Manuel Serra

Falar sobre a educação não constitui, de modo algum, tarefa fácil, principalmente vindo de alguém com apenas alguns anos de experiência na docência. Talvez possa parecer, para alguns leitores, demasiada pretensão da minha parte, mas espero que entendam tratar-se de um simples gesto de partilha de inquietações e ideias em torno de um assunto tão importante como é o da educação em Moçambique, principalmente atendendo à tarefa extraordinariamente complexa de encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade gigantesca de fazer chegar a rede de educação básica a todo o país e a todas as crianças, por um lado, e a exigência de construir um sistema nacional de educação baseado no pilar da qualidade, por outro lado.

Isto é, num país pobre como é o nosso, há que fazer opções, e a principal foi, claramente, assegurar que todas as crianças tenham um lugar na escola primária, o que, se diga, tem vindo a ser feito com grande esforço por parte dos principais intervenientes, a começar pelo próprio Ministério da Educação. Dai que, uma parte substancial do orçamento para o sector da educação seja canalizado para a construção e apetrechamento de novas escolas primárias, bem como para a formação de novos professores primários.

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