quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Prémio Puskas para Ronaldo

A estrela do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, recebeu o primeiro prémio Puskas, que reconhece o jogador que marcou o melhor golo do ano.
Ronaldo ganhou o prémio inaugural Puskas em reconhecimento a um incrível golo marcado a uma distancia de 40m durante o jogo dos quarto-de-final da liga dos campeões da UEFA, entre o Porto e o Manchester United no dia 15 de Abril.
"Estou muito orgulhoso desse prémio, é uma grande honra para mim", disse Ronaldo, citado no site da FIFA.

O prémio foi criado em honra a Ferenc Puskas, o capitão e eixo central da selecção nacional húngara durante a década de 1950. Puskas marcou 84 golos em 85 jogos internacionais para a Hungria, e 514 golos em 529 jogos dos campeonatos húngaro e espanhol. Ele foi reconhecido como um dos melhores jogadores do século 20 pela revista World Soccer.

Ronaldo, que se acredita ser o jogador mais caro do mundo, já tem um notável conjunto de estatísticas, apesar de ter apenas 24 anos. Ele marcou 136 golos no campeonato, na taça e os jogos do campeonato europeu, em todas as três equipes por onde passou desde 2002.

A mídia húngara incidiu a cobertura da cerimonia através de observações comoventes da imagem de Ronaldo e, ressaltando o papel do património de Puskas na vida dos húngaros, o qual deu aos velhos daquele país um motivo para relembrar os tempos áureos do futebol húngaro, brindando aos mais jovens com mais uma razão para acreditar num futuro mais feliz.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ANALISANDO DISCURSO DE OBAMA (II)

"Regras de conduta onde a força é necessária"


O Presidente norte-americano lembrou, depois, "os homens e as mulheres em todo o Mundo que foram aprisionados ou agredidos na luta pela justiça, aqueles que trabalham em organizações humanitárias para aliviar o sofrimento, os milhões sem reconhecimento cujos actos silenciosos de coragem e compaixão inspiram até os cínicos mais empedernidos". "Não posso discutir com aqueles que consideram estes homens e estas mulheres, alguns conhecidos, outros desconhecidos por todos menos aqueles que ajudam, bem mais merecedores desta honra do que eu".

Concluído o preâmbulo, Obama passou ao tema da guerra, que admitiu ser "a questão mais profunda em torno" do Prémio Nobel. Uma das frentes herdadas da Administração republicana, o Iraque, "está a acalmar", argumentou o Presidente dos Estados Unidos, 48 horas depois de uma série de acções terroristas coordenadas terem causado mais de 120 mortos em Bagdade. A outra frente, o Afeganistão, "é o conflito que a América não procurou". Uma guerra, disse, em que a América "é acompanhada por outros 43 países, incluindo a Noruega, num esforço para defender todas as nações de futuros ataques".

"Onde a força é necessária, temos um interesse moral e estratégico em estarmos vinculados a certas regras de conduta. E mesmo quando enfrentamos um adversário feroz que não conhece regras, acredito que os Estados Unidos da América devem continuar a ser portadores de padrões na conduta de guerra", vincou Barack Obama.

"Noções da guerra justa"

Adiante Barack Obama frisou: "Não trago, hoje, uma solução definitiva para os problemas da guerra. O que eu sei é que ir ao encontro destes desafios vai exigir a mesma visão, trabalho árduo e persistência dos homens e mulheres que agiram tão corajosamente há décadas. E vai exigir que pensemos de outra maneira sobre as noções da guerra justa e dos imperativos de uma paz justa".

Na condição de "única superpotência militar do Mundo", acrescentou o Presidente norte-americano, a América suscita, hoje, "suspeição".

Ainda assim, Obama reitera que os Estados Unidos não podem actuar a sós perante os desafios globais. Um conceito que abarca, a um tempo, a guerra e a paz, a economia global e a diplomacia mais ou menos musculada, de mira apontada a países como o Irão e a Coreia do Norte, parte do "eixo do mal" outrora enunciado por George W. Bush: "Os regimes que quebram as regras devem ser responsabilizados. Cabe-nos insistir para que nações como o Irão e a Coreia do Norte não joguem com o sistema. Aqueles que procuram a paz não podem permanecer indiferentes enquanto há nações que se armam para uma guerra nuclear".



ANALISANDO O DISCURSO DE OBAMA (I)


Obama defende a "guerra justa" no discurso de Oslo


Nas imediações do Instituto Nobel, em Oslo, uma faixa erguida por activistas dos Direitos Humanos resumia esta quinta-feira a ambivalência suscitada pela escolha do Comité norueguês: "Obama, ganhaste o Prémio. Agora merece-o".

Ao atribuir o Prémio Nobel da Paz de 2009 ao primeiro Presidente afro-americano dos Estados Unidos, o Comité quis, antes de mais, fazer "um apelo à acção em nome de todos", capitalizando as esperanças de um desanuviamento das Relações Internacionais, após os oito anos da Administração republicana de George W. Bush. Foi essa a pedra de toque do discurso de Thorbjørn Jagland , que antecedeu a entrega do galardão. "A História," justificou o presidente do Comité Nobel, "está cheia de ocasiões perdidas": "É agora, hoje, que temos a oportunidade de apoiar as ideias do Presidente Obama".

Os críticos da decisão, como reconheceu Jagland, consideram que o Prémio "chega demasiado cedo". O Nobel da Paz é atribuído apenas nove dias depois de Barack Obama ter decidido destacar mais 30 mil soldados para o Afeganistão, uma das duas frentes de combate de um Presidente em guerra. Longe de reunir a unanimidade, a escolha do Comité é também um factor de fractura nos Estados Unidos, onde os estudos de opinião mostram que dois em cada três norte-americanos entendem que o sucessor de Bush ainda não deu provas de merecer a distinção.

"Profunda gratidão e grande humildade"

Pouco antes do início da cerimónia, durante uma conferência de imprensa, Barack Obama ensaiou o discurso oficial, deixando uma primeira nota de "grande humildade". Depois de salientar que "outros seriam mais merecedores", o Presidente norte-americano não tardou em defender algumas das grandes linhas para a política internacional da sua Administração, do combate ao aquecimento global aos esforços para travar a proliferação de armamento nuclear. Na primeira linha, a cada vez mais improvável estabilização do Afeganistão.

O objectivo, sublinhou Obama, "não é ganhar uma prova de popularidade, ou receber um Prémio, mesmo se é assim tão prestigioso como o Prémio Nobel da Paz".
Já com a medalha nas mãos, Barack Obama começou por se dizer "honrado" e tomado de uma "profunda gratidão e grande humildade". O Prémio, assinalou, "reflecte às nossas maiores aspirações, de que, mesmo com toda a crueldade e dificuldade do nosso Mundo, não somos meros prisioneiros do destino": "As nossas acções importam e podem virar a História na direcção da justiça".
Se for bem sucedido nas minhas missões, espero que as críticas diminuam de intensidade. Se falhar, nenhum cumprimento ou prémio no Mundo poderão esconder o fracasso


"E no entanto seria omisso se não reconhecesse a considerável controvérsia que a vossa generosa decisão gerou. Em parte, isto acontece porque estou no início, não no fim, do meu trabalho no palco do Mundo. Em comparação com alguns dos gigantes da História que receberam este Prémio, Schweitzer e King, Marshall e Mandela, as minhas conquistas são pequenas", acrescentou.

Continua...

ANALISANDO O DISCURSO DE OBAMA


Tendo em conta a constante valorização mediática do superficial e do anedótico, é bem provável que o discurso de Barack Obama, agradecendo o Prémio Nobel da Paz, acabe muitas vezes por ser reduzido a citações mais ou menos telegráficas, fora de contexto, aliás, um pouco por toda a parte, já está a sê-lo.

Não que as palavras do Presidente dos EUA sejam, possam ser ou devam ser consensuais. Aliás, num misto de objectividade e distanciamento, a BBC resume a sua dura complexidade através de um título revelador: “Obama defende a guerra no momento de receber o Prémio Nobel da Paz”. Daí a necessidade de não nos ficarmos por frases soltas, supostamente portadoras de "polémica" ou mediaticamente forçadas a isso — daí também a sugestão a leitura do discurso, na íntegra, através do link disponível no final deste texto.

Afinal de contas, este foi o discurso em que, a certa altura, Obama disse: "Temos que começar por reconhecer a crua verdade: não conseguiremos erradicar os conflitos violentos durante as nossas vidas. Haverá momentos em que as nações — agindo individualmente ou em aliança — considerarão o uso da força, não apenas necessário, mas moralmente justificado."

Devo confessar que, este foi um discurso de enorme complexidade política e de radical desafio filosófico. No seu ponto de fuga utópico, e de acordo com a herança ética de Martin Luther King Jr, recordada por Obama, está ali patente a vontade de não abdicar daquilo que King chamava a possibilidade moral (ou seja, "oughtness", na língua da sua majestade) do ser humano — Let us reach for the world that ought to be.

Um preâmbulo de "grande humildade" e uma longa apologia da "guerra justa", contra "um adversário que não conhece regras", cunharam quinta-feira passada, em Oslo, a intervenção de Barack Obama na cerimónia de entrega do Nobel da Paz. Ao receber o Prémio, o Presidente dos Estados Unidos reconheceu a "considerável controvérsia" gerada pela decisão do Comité.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Guarda-redes alemão urina em pleno jogo da Liga dos Campeões

Atitude infantil, essa do Lemahn
Aí está ele! Jens Lehmann, considerado um dos melhores guarda-redes na Alemanha, estava assim meio para o apertado em pleno jogo. O que é que tu farias? Ias tambem dar uma mija?

O guarda-redes alemão Jens Lehmann, do Stuttgart, é conhecido por não ter atitudes comuns. E ntretanto, desta vez ele chamou mais a atenção. Agora, o veterano guarda-redes do Estugarda demonstrou também toda a sua imaginação durante o encontro da sua equipa com o Unirea, na passada quarta-feira, referente à última jornada da Liga dos Campeões.


A atitude chamou a atenção da torcida e da imprensa. Entretanto, quando sua equipe sofria um ataque, o guarda-redes interrompeu seu acto e rapidamente pulou para dentro do campo. A equipe alemã venceu por 3 a 1 e se classificou para as oitavas-de-final.

Lehmann tem 40 anos e já jogou 61 vezes pela seleção alemã principal, tendo sido convocado para as três últimas Copas do Mundo. Desde o ano passado ele não é mais convocado. Revelado pelo Schalke, clube pelo qual actuou dez anos, depois passou rapidamente por Milan, até fazer carreira no Borussia Dortmund e no Arsenal.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bola de Ouro para Messi


O astro português, Cristiano Ronaldo, ficou em segundo; em sexto, Kaká foi o melhor brasileiro.


O atacante argentino Lionel Messi, de 22 anos, foi eleito o melhor jogador da temporada passada pela revista France Football. O vencedor do prémio Bola de Ouro de 2009, um dos mais importantes do futebol mundial, o mesmo foi anunciado pela publicação francesa nesta segunda-feira (30).

O atacante do Barcelona venceu a eleição com 473 pontos. O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, obteve 233 e o espanhol Xavi, do Barcelona, 170. O também espanhol Andrés Iniesta, do Barça, somou 149 pontos e terminou na quarta posição, à frente do camaronês Samuel Eto'o, do Inter de Milão, com 75 pontos.

O brasileiro Kaká, do Real Madrid, ficou na sexta posição, com 58 pontos.

Cristiano Ronaldo foi Bola de Ouro em 2008 e Kaká levou o título em 2007.

Messi é o terceiro jogador mais jovem a receber o prémio, Ronaldo levou com 21 anos, e para o inglês MIchael Owen, aos 22 anos. O jogador do Barcelona é o primeiro argentino sem dupla nacionalidade a conquistar a Bola de Ouro. Alfredo di Stéfano e Sívori também já haviam ganho a premiação, mas depois de terem obtido as nacionalidades espanhola e italiana, respectivamente.

O argentino também é favorito para levar também o prémio de jogador do ano da Fifa, em votação que tem como eleitores os técnicos e capitães das seleções de todo o Mundo.

Entre os jogadores mais votados neste ano pelo painel de cerca de 70 jornalistas de todo o mundo estão cinco brasileiros: Kaká, Luis Fabiano (16º), Julio César (21º), Maicon (24ª), e Diego (25º).

O Barcelona teve sete jogadores entre os mais votados: Messi, Xavi, Iniesta, Eto'o (que foi para o Inter este ano), Zlatan Ibrahimovic (7º, procedente do Inter), Thierry Henry (15º) e Yaya Touré (28º).

Nascido em 24 de Junho de 1987, em Rosário, na província de Santa Fé, Messi tem o apelido de “pulga” e começou a jogar futebol ainda criança, nas divisões de base do Newell's Old Boys, de onde passou ao River Plate.

No ano 2000, Messi chegou ao Barcelona, onde se destacou na equipe infantil do time espanhol, e jogou pela primeira vez no time principal em 2003, iniciando assim sua gloriosa carreira profissional.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tecnologia: Celulares com TV digital

O lançamento dos celulares com sinal de TV analógica foi a grande sensação do ano de 2009. Os aparelhos com nomes de MP7, 9, 15 e outros números vieram para substituir os aparelhos mais tecnológicos das marcas de celulares famosas. Nada supera a TV e outras ferramentas como o Touch Screen. Mas algo novo está a surgir para derrubar esses aparelhos.


O celular com Tv digital já foi lançado e, desta vez não é uma marca desconhecida, trata-se de celulares da marca Samsung. Além de tantas ferramentas disponíveis, a Tv digital é a que mais está faz sucesso. É certo que levará um tempo para que todos tenham esta nova tecnologia em suas casas.

Além de toda sua funcionalidade, o Samsung V820L tem um visual diferente e que chama a atenção de quem gosta muito do item aparência. Em cores escuras, o aparelho já está a ser vendido nas revendedoras autorizadas da marca. O preço ainda não foi divulgado, mas imagina-se que seja bem alto.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bem vindo a Guebuzerquistão!

Deixe-me, em primeiro lugar e com toda sinceridade, felicitar a Frelimo e o seu respectivo candidato, e também os membros e simpatizantes pela vitória. Importa referir que, de certa maneira, a mesma reflecte a organização e a vontade de povo.
Entretanto, porque os números falam por si, tenho de reconhecer - sem dor, mas com afecto - que é uma vitória esmagadora. Humilhação política. Para estupefação dos analistas políticos e dos prognosticadores. Para alegria de um pouco mais 3 milhões de “guebuzineses”, meus irmãos nacionais. Mas para o desagrado, muita dor e escândalo, desprezo até, da maior parte da população que, por alguma carga de água, abdicou de exercer o seu direito de voto, além dos que votaram noutros partidos.
É, sem dúvida, alarmante o número das abstenções somadas aos votos nulos. Para a vergonha dos vencedores que o são, porque têm como fiéis servidores, na sua mão direita, o Poder económico e religioso e, na esquerda, as instituições do Estado e os seus respectivos vassalos cientificamente concebidos e preparados para cantar hossanas e executar todas as dementes decisões.

Ainda, no seu generalizado subdesenvolvimento político moçambicano e até mesmo exagero e cegueira partidária, há quem não vá entender patavina dessa vitória retumbante. Pelo contrário, continuará a pensar que a verdade está com o vencedor e, por essa razão, dentro de alguns dias, vai-se assistir aos indivíduos sem espinhas dorsais a felicitar, aclamar e correr atrás de favores do vencedor. Numa palavra, agastados por comer até à náusea, xima com cacana, eles se venderão por um prato de arroz com feijão.
Evidentemente, os parabéns, os aplausos, o champanhe, os vivas, hossanas irão para o vencedor. E, para os vencidos, obviamente, só lhes restará insultos e escárnio e até abandono.

Ninguém se lembrará das promessas feitas na campanha eleitoral, que veio desaguar nas eleições de 28 de Outubro. Promessas essas que não têm nenhuma garantia de virem a ser cumpridas a curto, médio e longo prazo, nem pelos que venceram as eleições passadas, nem, muito menos, pelos que lhes sucederem o trono. Ninguém nos garante que semelhantes promessas venham a ser efectivamente concretizadas. O que algumas pessoas não querem entender é que os seus pseudo-políticos profissionais são todos compulsivamente mentirosos e corruptos, especialistas em ampliar os seus negócios à custa do suor e da dor do povo e, ainda como se não bastasse, se farão passar por benfeitores aos moçambicanos.

Face a essa situação, o que faz o povo? Nada. Excessivamente nada. Ou seja, faz o pior: continua desenfreadamente a votar neles e a respeitá-los, em lugar de lançar plásticos cheios de dejectos sobre eles.
Tudo que nos é dado a ver, até ao enjoo, inequivocamente, é Corrupção e Perversão Organizada em todo o seu esplendor.
A maioria absoluta, contrariamente ao que pensam alguns cérebros formatados que se regozijam com isso, significa o desaparecimento da Política praticada de forma maiêutica pelo Povo e, no seu trono, indubitavelmente, ficará o Poder-Político-Partido-Corrupto e o seu pai e a sua mãe Hipocrisia e Mentira, respectivamente.

Não demorará para que o Parlamento se torne num covil de mercenários sem escrúpulos nenhuns preocupados em fechar grandes negócios para engrandecimento das suas empresas criadas, propositadamente, para lavar dinheiro sujo.
Com a maioria absoluta, só haverá exploração, opressão, repressão, dominação, ostracismo e até excomunhão. Não haverá lugar para o Povo. Sem dúvidas. O Povo não terá voz nem vez. Veremos seres miseráveis de mão estendida a vida inteira. Metam isto na cabeça e, se for possível, no âmago do vosso coração.

É bastante duro o que acabo de dizer, não é? Claro que sim. Mas quem disse que a Verdade é ossinho fácil de roer? Alguma vez a Verdade foi suave? Na verdade, a Verdade é papinha dificil de engolir.
Vejam Moçambique de forma desapaixonada como eu de vez em quando o vejo e verão a realidade invisível aos olhos dos tolos e pobres de espírito que nem sequer conseguem ver a cordilheira à frente dos olhos, mesmo que as montanhas lhes caiam por cima e lhes esmaguem, são incapazes de ver.
Portanto, parabéns aos meus compatriotas. Parabéns pela escolha mais do que acertada. Há que reconhecer. Parabéns! Aos vencidos, preparem-se melhor a todos os níveis, se não querem voltar a engolir camelos. Até 2014.

Amo-vos muito, meus conterrâneos nacionais!

Fiquem com a minha paz.

Vosso irmão, SHIRANGANO.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama para Nobel da paz


Este e o comunicado  do Comite Nobel Norueguês anunciando a atribuição do Premio Nobel da paz ao presidente americano Barack Obama.

"O Comitê Nobel Norueguês decidiu que o Prêmio Nobel da Paz 2009 será atribuído ao presidente Barack Obama por seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares."

"Como presidente, Obama gerou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral voltou a ocupar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições podem desempenhar".
"Preferimos o diálogo e as negociações como instrumentos para resolver inclusive os conflitos internacionais mais difíceis. A visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente as negociações sobre o desarmamento e o controle armamentista. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos desempenham actualmente um papel mais construtivo para enfrentar os grandes desafios climáticos que o mundo enfrenta. A democracia e os direitos humanos serão fortalecidos."

"Raríssimas vezes uma pessoa atraiu a atenção mundial e deu a seu povo a esperança de um futuro melhor, tanto como Obama. Sua diplomacia está baseada no conceito de que quem tem que dirigir o mundo deve fazê-lo baseando-se em valores e atitudes que são compartilhadas pela maior parte da população mundial."

"Há 108 anos, o Comitê Nobel Norueguês vem tentado estimular precisamente esta política internacional e estas atitudes das quais Obama é actualmente o principal porta-voz mundial. O Comitê apoia o apelo de Obama de que chegou a hora de todos nós assumirmos nossa parte de responsabilidade para uma resposta global a desafios globais.'"

"Oslo, 9 de outubro de 2009"



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A actuação ideal da mídia nos processos eleitorais


O papel da mídia e a possível influência dos meios de comunicação na decisão dos eleitores são lembrados nas discussões sobre o peso do horário gratuito de propaganda eleitoral ou simpelsmente "tempos de antena", nos debates televisivos, no espaço concedido pelos jornais a cada um dos candidatos entre outros.
Aqui, o meu foco centra-se na questão de fluxo de informações por parte da mídia. A actuação da mídia no processo eleitoral deve ter em conta a falta ou deficiencia de escolaridade de uma parte significativa dos cidadaos, pois esse é um dos pontos que tornaria o eleitorado mais susceptível e menos crítico em relação ao conteúdo veiculado pelos orgaos de comunicação e na própria escolha dos candidatos, para que o eleitor seja capaz de fazer uma opção consciente, ele precisa estar provido de informações adequadas sobre:

• Quem são os candidatos, quem os apoia, quais são as suas trajetórias e as suas propostas;

• O mundo social, isto é, quais são os desafios a serem enfrentados, as alternativas possíveis e suas possiveis consequências.

• Só um adequado e rigoroso esclarecimento da opinião pública acerca dos diversos projectos a escrutinar possibilitará escolhas conscientes por parte do eleitorado

• É da maior importância que, não obstante o eventual interesse público despertado pelo conhecimento dos pontos de vista defendidos pelos projectos eleitorais reputados como mais influentes junto do eleitorado, os "media" não fechem a porta a protagonistas políticos tidos como secundários, de molde a proporcionar aos consumidores de informação naipes razoavelmente contrastados de opções.

• Os "media" não poderão esquecer que todos os projectos políticos em disputa são, em princípio, interessantes enquanto instrumentos de cidadania, pelo que a todos deve ser facultado o ensejo de atingirem os seus destinatários.

O adjectivo "adequadas", na frase anterior, deve ser entedido como "verdadeiras". No entanto, para a maior parte dos casos relevantes, o valor da verdade é discutível.

Há que se ter em conta que, o que está em jogo são os princípios de percepção do mundo político e social, em meio a crenças, valores e convicções por parte dos cidadãos.

Os factos relacionados ao processo eleitoral não precisam apenas ser apresentados, eles precisam ser interpretados, encaixados em textos dotados de poder explicativo para que tenhamos eleitores, telespectadores e ouvintes dotados de posturas críticas no momento da votação. E, é a midia que supre esta necessidade.


MOÇAMBIQUE: A CAMINHO DAS ELEIÇÕES MAIS POLÉMICAS DE SEMPRE...




O número de candidatos a presidência da república faz deste pleito eleitoral o mais concorrido de sempre, no entanto, a CNE reduziu o número de partidos para um concorrencia tripartida composta pelas células do partido dos camaradas, FRELIMO, da "perdiz", RENAMO, e do partido revelação do presente ano, o "galo" ou simplesmente, MDM.

Na verdade, aquela instituição até que tentou reter este último, mas este revelou-se mais flexivel, ou não? tenho comigo que a expulsão dos partidos para as próximas eleições cheira mais a encomenda, sim, e o MDM só não foi excluido porque isso suscitaria fortes críticas por parte dos cidadãos, tendo em conta que o surgimento desta formação política é vista como uma ameaça, das grandes, para os velhos rivais (FRELIMO E RENAMO).
Um dado, diga-se de certa forma, curioso é que o MDM é composto por membros antes pertecentes a FRELIMO e a RENAMO, não só, nos últimos foram registados queixas nos jornais, nas quais o partido em destaque queixa-se de ser perseguido pelo partido no poder, um caso recente foi a expulsão da delegação do MDM em Chokwe por alegada falta de licença para ocupar o recinto, haja paciência, será que os membros do MDM foram que nem indivíduos do tipo "fora da lei", apossando-se de uma residência que não lhes pertence? e mesmo se fosse, as autoridades locais só foram descobrir agora que estamos no tempo da campanha eleitoral que afinal aquele partido não possuia a dita licença? não vou aqui citar os espancamentos sofridos por alguns membros deste partido pois creio terem sido presenciados através da mídia.
Estimados leitores, não quero aqui servir de advogado do MDM, mas creio que é tempo de despertarmos e fazermos escolhas conscientes sobre quem deve representar-nos na magna casa, é tempo de fazermos análises críticas e não acríticas, é tempo de eleger o conteúdo e o carácter dos nossos representates e não as marcas.
Enfim, apesar de todos os embargos, fica claro que o cenário actual destas legislativas faz das mesmas  as mais polémicas de sempre, desde a 90.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O atribulado caminho da educação em Mocambique

Por Carlos Manuel Serra

Falar sobre a educação não constitui, de modo algum, tarefa fácil, principalmente vindo de alguém com apenas alguns anos de experiência na docência. Talvez possa parecer, para alguns leitores, demasiada pretensão da minha parte, mas espero que entendam tratar-se de um simples gesto de partilha de inquietações e ideias em torno de um assunto tão importante como é o da educação em Moçambique, principalmente atendendo à tarefa extraordinariamente complexa de encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade gigantesca de fazer chegar a rede de educação básica a todo o país e a todas as crianças, por um lado, e a exigência de construir um sistema nacional de educação baseado no pilar da qualidade, por outro lado.

Isto é, num país pobre como é o nosso, há que fazer opções, e a principal foi, claramente, assegurar que todas as crianças tenham um lugar na escola primária, o que, se diga, tem vindo a ser feito com grande esforço por parte dos principais intervenientes, a começar pelo próprio Ministério da Educação. Dai que, uma parte substancial do orçamento para o sector da educação seja canalizado para a construção e apetrechamento de novas escolas primárias, bem como para a formação de novos professores primários.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Imagens via satelite

Por muito tempo o universo, os planetas e as estrelas foram assuntos abstractos ao ser humano. Desde a primeira visão do universo, muito se tem estudado sobre o assunto. Os astrônomos passam horas observando um único ponto no Universo para descobrir se o mesmo trata-se de uma estrela, um satélite, um planeta, enfim.
Mas você já pensou em ver essas imagens através da internet? Pois com toda a tecnologia que ronda o mundo hoje isso é mais que possível. Você pode acompanhar imagens via satélite Ao Vivo, ou seja, em tempo real, sem nem precisar sair de casa. São imagens nítidas do planeta inteiro e você ainda pode escolher qualquer parte que você quiser verificar mais especificamente.
O site que disponibiliza tudo isso é o Apolo11.com. O Apolo 11 foi a quinta missão do Programa Apollo e o primeiro à pousar na Lua em Julho de 1969. O site recebe esse nome devido a grande importância que a missão teve para todo o planeta Terra. Acesse AGORA e veja todas as imagens ao vivo: http://www.apolo11.com/mundo_agora.php?imagem=brasil.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Novo Playstation 3 slim

A Sony mais uma vez sai na frente e anuncia o lançamento do Novo Playstation 3 Slim. O anúncio aconteceu durante a GDC Europe que precede a GamesCom 2009 a conferência da Sony.
Os fãs acompanharam atentos cada momento do evento, esperando uma grande surpresa, essa com certeza veio. O novo console tem toda uma tecnologia diferente, que ainda não foi vista em nenhum videogame.
Especulações e rumores já rondavam todo o evento, mas nada ainda era confirmado. A princípio a reunião estava marcada para acontecer em 3 horas, mas uma semana antes a Sony anunciou que em apenas 1 hora todas as novidades seriam ditas.
Pois bem, dito e feito. Em até menos de uma hora tudo foi anunciado. Foram poucas coisas, mas todas novidades incríveis, inclusive o novo PS3 Slim.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Chris Brown recebe sentença da suprema corte

O cantor de R&B norte-americano, Chris Brown, foi sentenciado a cinco anos de liberdade vigiada e 180 dias de trabalho comunitário nesta terça-feira por espancar sua ex-namorada, a também cantora Rihanna.
A sentença de um juiz de Los Angeles se seguiu a um pedido de acordo. Brown, de 20 anos, se declarou culpado do ataque no dia 22 de Junho.
Como parte da sentença, Brown também deve frequentar um programa de aconselhamento sobre violência doméstica durante um ano.
Brown agrediu Rihanna durante uma discussão que começou nas primeiras horas do dia 8 de Fevereiro dentro de um Lamborghini alugado. No incidente, a cantora de 21 anos sofreu hematomas e sangramento, o que desencadeou a ira de grupos que oferecem apoio e serviços a vítimas de abusos domésticos.
Brown se desculpou formalmente no mês passado, classificando o incidente como "cem por cento inaceitável" e pediu perdão.
O cantor americano deveria ter recebido a sentença no início do mês corrente, mas a juíza da Suprema Corte de Los Angeles, Patricia Schnegg, deu mais tempo às autoridades da corte para garantir que a punição de Brown envolvesse trabalho braçal.

Land Rover Descovery 4 2010: agora mais económico

A Land Rover, famosa empresa de automobilismo, apresentou este ano, a quarta geração do Discovery. Modelo que é considerado um ícone do mundo offroad, a terceira geração do modelo, ganhou mais de 100 prêmios. A situação financeira da empresa está um pouco precária, por isso o lançamento promete alavancar novamente a Land Rover.
O Discovery, é excelente para andar na cidade, mas também pode ser usado nas estradas mais complicadas, como na areia e rochas. O novo modelo, irá contar com duas opções de motores, V6 de 3.0 L ou V6 Turbodiesel 2.7 L. O modelo é 9% mais econômico que a versão anterior, além de emitir 10% menos CO2.
O carro chega a 100km/h em apenas 9.6 segundos. O Discovery 4, possui uma carroceria, mesclas linhas quadradas com um visual moderno e harmonioso. Uma das características do modelo, é a versatilidade; ao todo, o carro é capaz de acomodar até 7 ocupantes.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mundial de atletismo: Anunciado primeiro caso de dopping

O marroquino Jamal Chatbi, que iria participar da final dos 3.000 metros com obstáculos do Mundial de Atletismo em Berlim, na noite desta terça-feira, foi pego no controle antidoping, anunciou a Federação do Marrocos.
Este é o primeiro caso positivo de um atleta no Mundial da Alemanha.
Em um comunicado, a Federação marroquina indicou que o atleta foi pego no sábado, 15 de agosto, pela utilização de clenbuterol, um anabolizante. A Federação disse ainda que, assim que foi informada da amostra A, na segunda-feira, chamou o atleta e pediu que se analisasse a amostra B.
A Federação Internacional (IAAF), através do seu porta-voz, Nick Davies, confirmou à AFP a informação e declarou que Chatbi estava fora da final de terça-feira.
No domingo, Chatbi, de 25 anos, se classificou em segundo lugar na terceira série dos 3000 metros com obstáculos. Durante esta temporada, Chatbi, que foi bem principalmente nos Jogos do Mediterrâneo, melhorou seu recorde pessoal em mais de 13 segundos.
Na segunda-feira, a IAAF informou que havia efectuado 590 testes desde a chegada dos primeiros atletas a capital alemã.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Usain Bolt não é daqui...

Mundial de Atletismo, Berlim 09. “Bolt não é da Jamaica é de outro planeta. Uns correm pelo tempo, outros para ganhar, Bolt corre para os dois da forma que lhe apetece e consoante o adversário. O velocista chegou aos 9,58a olhar para o cronómetro, já que a vitória estava garantida ( O anterior máximo mundial estava 9,69" e também era dele). Penso que Bolt só teria adversários se fosse contemporâneo de Carl Lewis ou Ben Johnson ou estes dele.”
Palavras de Tyson GaySó para se ter noção do feito, Tyson Gay foi segundo com 9,71” e bateu o record nacional USA, facto que demonstra que a “oficina” mudou de lugar.

Cristiano Ronaldo pede aulas a Usain Bolt para melhorar velocidade em campo

Ex-craque do Manchester United troca e-mails com o atleta jamaicano, campeão olímpico nos 100 e 200 m rasos, e propõe troca de camisa autografada por dicas de arranque.
Conhecido por sua agilidade e velocidade em campo, Cristiano Ronaldo deu provas de que sempre pensa em melhorar. Para isso, o atacante do Manchester United recorreu ao melhor do mundo para aprimorar sua corrida.
O português pediu ao jamaicano Usain Bolt aulas de 'sprint', ou seja, técnicas para ganhar mais velocidade em suas disparadas pela direita do campo. Bolt é o atleta mais rápido do mundo nos 100m, 200m e 4x100m e conquistou três medalhas de ouro na última Olimpíada.A ideia surgiu depois que o jamaicano, fã declarado de futebol, pediu a Ronaldo uma camisa autografada do Manchester. Na reposta do correio electrónico, o português aceitou, mas pediu em troca uma aula. Bolt concordou e o encontro deverá acontecer em Agosto."Certamente que irá acontecer. Vamos combinar esse encontro para o verão, quando Usain for à Europa", afirmou o empresário do atleta Ricky Simms ao jornal inglês "Daily Telegraph".

Sul-africanos irritados com a investigação sobre atleta

O actual partido sul-africano no poder, Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), saiu nesta quinta-feira em defesa de uma compatriota, campeã mundial de atletismo, que está a ser submetida a um exame de verificação de sexo, afirmando que ela é a "menina de ouro" do país e um modelo para jovens atletas.
Caster Semenya, cuja rápida evolução no ano passado instigou o teste, venceu a prova mundial dos 800 metros feminino em Berlim na quarta-feira com um desempenho avassalador.
O secretário-geral da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), Pierre Weiss, disse que uma investigação sobre o sexo de Semenya estava em andamento tanto na África do Sul quanto em Berlim.
Ele disse que a Iaaf deu o benefício da dúvida à atleta de 18 anos e deixou que ela competisse, mas se a investigação provar que ela não é mulher, o resultado da corrida será desconsiderado.
"Nós condenamos os motivos daqueles que colocaram em questão seu sexo de acordo com seu físico e modo de correr. Tais comentários servem apenas para retratar a mulher como fraca", disse em um comunicado o Congresso Nacional Africano.
"Caster não é a única atleta com uma estrutura masculina e a Federação Internacional de Atletismo deveria saber isso melhor."
Semenya correu em 1min 55seg 45, tempo mais rápido do ano e sua melhor marca pessoal.
Um grupo de médicos, incluindo um endocrinologista, um ginecologista, um especialista em medicina interna, um especialista em género e um psicólogo, começou o exame de descoberta do sexo, mas os resultados podem demorar semanas.

Comité Olimpico Sul-Africano condena suspeita de genero

O presidente do Comité Olímpico Sul-Africano (CON) criticou nesta quinta-feira o tratamento dispensado a Caster Semenya, nova campeã mundial dos 800 metros, sobre quem pesam suspeitas a respeito do sexo.
"Condenamos a forma como foi tratada com estas especulações e acusações que circularam na imprensa, especialmente no dia em que disputou a final de um grande evento", afirmou Gideon Sam.
Semenya, de 18 anos, venceu na quarta-feira com autoridade a prova dos 800 metros com o tempo de 1:55:45, no Mundial de Atletismo de Berlim, pouco depois da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) solicitar à Federação Sul-Africana informações sobre a atleta, no momento em que circulam boatos sobre o sexo da atleta.
"A performance dela foi destacável, sobretudo porque teve que lutar contra a distração das acusações da imprensa sobre seu sexo no mesmo dia da prova", declarou Sam.
"Caster tem um talento incrível", completou.
A família da atleta confirmou à imprensa sul-africana que Caster é mulher.
"É minha filha. Eu a criei e nunca tive dúvidas sobre sua feminilidade. É uma mulher e posso repetir um milhão de vezes", declarou o pai da atleta ao jornal sul-africano The Sowetan.
"É injusto. Gostaria que deixassem minha filha tranquila", completou.
"Estamos orgulhosos de enviar equipes limpas aos grandes eventos mundiais e vamos tomar medidas extremas contra a Federação que não fizer isto", concluiu o dirigente.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Crawford manda recado a Jamaica

Após se classificar com o melhor tempo para as semifinais dos 200m masculino no Mundial de Atletismo, em Berlim, o americano Shawn Crawford proporcionou uma cena, no mínimo, inusitada. O velocista já passava directo pela área de entrevistas, mas, ao ouvir um jornalista jamaicano pedir que ele mandasse uma mensagem à Jamaica, Crawford deu meia volta, olhou para a câmera sorrindo, daí fechou a cara e disse:
"Aqui é Shawn Crawford directamente de Berlim. Minha mensagem para a Jamaica é: vou arrancar a cabeça de Usain Bolt", sentenciou, antes de virar as costas para o jornalista e sair correndo para o vestiário.
Crawford terminou com a terceira melhor marca entre os 16 classificados para as semifinais, com 20s37. Usain Bolt fez o quinto tempo, com 20s41. Tyson Gay, com uma lesão na virilha, não irá participar da prova. Desta forma, caberá a Wallace Spearmon e Charles Clark defender a honra dos velocistas americanos, que desde as Olimpíadas de Pequim vêm sendo atropelados pelos jamaicanos.

SUCESSO DE USAIN BOLT É UM MISTÉRIO ATÉ PARA ESPECIALISTAS.



“Você é rápido para devolver a bola, deveria tentar o atletismo”, disse um técnico de críquete ao jovem Usain Bolt, um rapaz de 12 anos de idade que gostava tanto do desporto tipicamente britânico aquando das confusões na rua. Dez anos depois, na modalidade que adoptou, o jamaicano de Trelawny participava de suas primeiras Olimpíadas, em Pequim, e derrubava três recordes mundiais sem parecer sequer ofegante no fim das provas.
No último domingo, choque ainda maior: cravou 9s58 na final dos 100 metros rasos no Mundial de Berlim, quebrando sua própria marca pela terceira vez. Técnica? Doping? Sorte? Nem os especialistas sabem ao certo.
Nunca um competidor de alto nível no atletismo foi tão alto quanto Bolt é, com seu 1,93 m de altura, segundo a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF na sigla em inglês). Isso deveria atrapalhar no impulso que ele consegue para acelerar, já que diminui o número de passadas para completar a prova. “Os velocistas costumam precisar de pelo menos 45 passadas para completar os 100 metros. Bolt completa a prova com um mínimo de 40 passadas, ou seja, menos impulso. E mesmo assim ele consegue boa parte da vantagem nos primeiros 30 metros”, disse o técnico do jamaicano, Glen Mills.
“Bolt é um atleta que nunca vimos, ele quebra os paradigmas do que é um bom velocista. A capacidade dele de controlar o quanto seu joelho sobe durante a prova pode ser uma resposta, mas isso também não é garantido para tamanho sucesso”, explicou Mills. Tanto não é que na final do mundial disputada em Berlim o jamaicano teve a terceira pior largada – item no qual os joelhos são fundamentais – entre os oito finalistas: saiu 0s146 após o tiro de início, enquanto o trinitino Richard Thompson acelerou depois de apenas 0s119.Para bater recordes como os de Bolt, nos 100m, 200m e revezamento 4x100m, a ciência sempre apontou como favoritos os esportistas compactos e musculares, como o canadense Ben Johnson e o americano Michael Johnson.
O Journal of Sports Science & Medicine tentou explicar a razão. “A aceleração do corpo é proporcional à força produzida, mas inversamente proporcional à massa corpórea. Isso implica em um relacionamento inverso entre a altura e o desempenho em provas velozes.” Em outras palavras, a dificuldade está em produzir energia o bastante para conduzir um corpo grande. Essa avaliação serve para todos os campeões olímpicos das últimas décadas. Menos para Usain Bolt.
Suspeita de doping
Pelo menos 25 entre os mais de 200 países que mandam atletas às Olimpíadas não contam com uma agência antidoping com estrutura para lidar com o mal que aflige o desporto.
Um deles é a Jamaica, o que levantou ainda mais suspeitas sobre o improvável desempenho de Bolt. “Ele chega ao estádio de calções, faz alongamentos e começa a correr. Não é possível”, disse o velocista alemão Tobias Unger após a vitória do jamaicano nos 100 m rasos em Pequim.
“Na final só estão os atletas de países onde os controles sobre doping são baixos ou nem sequer existem. Isso diz tudo”.
Bolt, famoso por mal se cansar durante as provas, o que lhe permite até dar uma olhada para trás e ver onde estão os rivais, negou as acusações. Mas a desconfiança voltou a pairar depois que dois jamaicanos que treinam com ele, Yohan Blake e Marvin Anderson, foram pegos em exames antidoping no mês passado.
Os atletas teriam usado uma substância que permite maior absorção de oxigênio pelo corpo, mas acabaram liberados por uma comissão jamaicana. O único doping que Bolt admitiu para melhorar sua performance são os almoços recheados de nuggets de frango.
Em Pequim ele usou essa dieta para bater os adversários e desde então repete o ritual nada comum para corredores que antes das provas costumam preferir os carboidratos das massas às frituras. “Eu me divirto antes da corrida, mas depois me concentro. Sei o que é necessário fazer e não me preocupo”, afirmou o campeão mundial. “Estou em uma forma muito boa, mas não como estava no ano passado em Pequim”, ponderou.
Bolt provavelmente disputará em alto nível pelo menos mais dois Jogos Olímpicos e três mundiais. Apesar de não ser clara a razão de seu desempenho inédito, todos já sabem que não há hoje alguém capaz de batê-lo. Melhor os rivais torcerem para ele voltar ao críquete.

terça-feira, 21 de julho de 2009

O que a África espera do G8...

O Primeiro ministro etiópe, Meles Zenawi, aceitou sentar-se com a Reuters na quarta-feira só horas antes de partir para a cimeira G8 na Itália. Ele disse que planejou lembrar aos líderes ricos que ele encontrou lá que a grave depressao econômica e o aquecimento global estão tendo um efeito desproporcional sobre a África. E que o continente mais pobre do mundo não lhes fez nada para sofrer estas consequencias.
O antigo rebelde representou a África na cimeira de G20 deste ano e está argumentando o caso em nome do continente novamente hoje e o fará novamente amanhã. Mas ele disse que só está preocupado com o seu emprego como Primeiro ministro etiópe e que ele não tem nenhum desejo de ter um emprego pan-africano se e quando ele se retirar como líder.
“A mensagem-chave para nós é pedir que o G8 cumpra os seus compromissos,” disse Meles, parecendo relaxado no seu escritório de Addis Ababa como ele preparou-se para ir-se a Roma. “A promessa (da cimeira G20) consistiu em que algo como USD50 mil milhoes dólares seria posto à disposição a países mais pobres. Um pouco mais de US$ 20 mil milhões disto estão à mão. O resto tem de ser cumprido.”
O líder etiópe também disse que os problemas inumeráveis de África eram compostos pelo aquecimento global e foi essencial que o continente tenha sido compensado pelo mundo rico em conversações de ambiente marcadas para Dezembro, na Dinamarca.
“Muitas instituições tentaram quantificar (o montante da compensação) e eles subiram com números diferentes,” disse Meles. “O tipo do número mediano estaria na verdade nos US$ 40 mil milhões por ano.”
Mas alguns analistas pensam que o número é muito ambicioso, especialmente tendo em mente que só US$ 20 mil milhões dos US$ 50 mil milhões prometidos pelo G20 até aqui nao se fizeram chegar nas mãos daqueles aos quais foi prometido.
Meles certamente tocou como ele desviava-se ao G8 com uma chapa cheia de questões e idéias das nações do mundo mais ricas.
O problema consiste no que se espera, que menos grandes iniciativas sejam aceitadas em Roma como houve no G20.
Assim qual é o melhor que ele e a África, realmente podem esperar? Será que deve deve culpar o mundo desenvolvido pelas dificuldades econômicas de que os mais pobres do mundo estão ficando em frente? Nesse caso o que ele deve fazer? E a África deve ser compensada por causa das alterações climáticas?

Preto ou branco tanto faz

Em nenhum lugar foi Michael Jackson pranteado mais do que na África. Jovens e velhos, as pessoas choraram abertamente quando as notícias da sua morte estalaram-se , num ambiente de descrença e tristeza. O seu funeral foi seguido através de todos continentes e em todo canto, em qualquer lugar onde um televisor podia ser encontrado.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Novo lançamento da Renault "Symbol"



Em 2009 a Renault estará lançando seu mais novo sedã, o Symbol. O carro será substituto do já consagrado Clio.
O Symbol já existe na Europa e é também conhecido como Thalia, o modelo é bastante semelhante ao Mégane e Logan e será Flex.
Ainda não foi divulgado o prazo de chegada ao mercado internacional, mas o que tudo indica, o carro chegará antes da entrada do segundo semestre de 2009.
Também não foram divulgadas informações sobre preços. Resta-nos esperar.
Confira abaixo uma galeria com fotos enormes (wallpapers) do novo Renault Symbol, basta clicar na imagem abaixo para ser redirecionado ao site que contém as fotos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fundação Nelson Mandela lamenta morte de Michael Jackson


A Fundação Nelson Mandela lamentou hoje, em Johanesburg a morte de Michael Jackson e disse que "sua perda será sentida por seus fãs no mundo todo".

O produtor de cinema sul-africano Anant Singh, conhecido por seus filmes contra o regime segregacionista do "apartheid", assinalou que está "profundamente triste pela morte de Michael".
"Ele foi um artista único e surpreendente, que cativou milhões de fãs no mundo todo, e agora todos choramos", afirmou.
"Sua morte é uma enorme perda para todos nós e para toda a indústria do espetáculo. Seu amor pela África do Sul e sua música e seu povo sempre será lembrado", disse Singh.

Especial Michael Jackson

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 — Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um cantor, compositor, actor, dançarino, publicitário, escritor, produtor, poeta, instrumentista, estilista e empresário norte-americano. Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop" ("rei da música pop"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos, nomeadamente: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller.

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot e o Moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B. Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira a causas beneficentes por meio da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

MORTE

Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica tentram socorrer o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Às 14h06min (horário local) de 25 de junho de 2009, o site Los Angeles Times tornou-se um dos primeiros a divulgar a morte do astro. Sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. Defronte ao hospital da UCLA, muitos fãs do cantor cercaram o prédio à procura de informações sobre a suposta 'morte' de Jackson. Porém, pouco tempo depois da internação de Jackson, sua morte foi confirmada às 14h26min (horário local) do mesmo dia. Michael receberá homenagens em vários países. No Brasil, o Governo do Estado do Rio de Janeiro prometeu erguer uma estátua do astro na favela Santa Marta, local onde ele gravou um videoclipe, na Inglaterra, local onde ele iria fazer os concertos, ganhará uma estátua de cera no famoso museu Madame Tussauds e a casa onde nasceu e viveu, na cidade de Gary, será um museu. A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral. Contudo a parada cardíaca noticiada não foi confirmada pelo porta-voz do hospital. Na sexta-feira, dia 26 de junho de 2009, após três horas de necrópsia, o corpo do astro pop foi liberado com laudo prévio que descartava indícios de violência como causa de morte. Entretanto, resultados toxicológicos podem levar de 4 a 6 semanas para Agora deixa como lembrança a todo,uma seleção de clipes do nosso astro.
Michael Jackson para sempre na memoria.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Após uma quantia bombástica por Ronaldo, Real Madrid aplica clausula de rescisao quase inatingivel


Depois de aceitar pagar 94 milhões de euros pela transferência de Criatiano Ronaldo, o Real Madrid quer segurar o jogador com uma cláusula de rescisão quase inatingível.
Jornais ingleses e espanhóis de hoje noticiam que o Real Madrid quer fixar em €200 milhões o valor da cláusula de rescisão de Cristiano Ronaldo.
Segundo o diário desportivo espanhol "AS" e o britânico "Daily Mail", esta será também a mais elevada cláusula de rescisão alguma vez assinada entre um clube e um futebolista, depois de o valor da transferência do futebolista internacional português do Manchester United para o Real Madrid, €94 milhões, ter quebrado já o anterior máximo, na posse do francês Zinedine Zidane: €75 milhões ao trocar a Juventus pelo Real.
A transferência de Ronaldo foi anunciada no passado dia 11, quando o Manchester United comunicou ter aceite a proposta espanhola de contratar o avançado e capitão da selecção portuguesa.
o jogador, em destaque, está de férias em Portugal e prevê-se que assine contrato até 2015 e seja apresentado oficialmente como jogador do Real Madrid no final do mês.

terça-feira, 9 de junho de 2009

sobe o numero de corpos sem vida relacionados ao desaatre aereo da Air France


O Comando da Marinha e da Aeronáutica do Brasil divulgou no começo da noite que já foram resgatados 24 corpos de passageiros do voo 447 que caiu no Atlântico na madrugada do dia 1 de Maio. Do total, oito corpos foram encontrados hoje. Todos estão a bordo de navios brasileiros, a caminho de Fernando de Noronha, segundo informou o assessor de imprensa da Aeronáutica, o tenente-coronel Henry Munhoz. O resgate foi um trabalho conjunto das marinhas brasileira e francesa.
Os oito corpos resgatados hoje estão a bordo da fragata Bosísio. Eles foram encontrados 440 quilómetros a nordeste do arquipélago São Pedro e São Paulo, um pouco além das águas jurisdicionais brasileiras. Os 16 corpos que foram resgatados no final de semana devem chegar amanhã de manhã a Fernando de Noronha.

O assessor de imprensa da Aeronáutica disse ainda que 255 militares da Força Armada Brasileira foram deslocados para os trabalhos de resgate em Recife, Fernando de Noronha e Natal. A operação conta com o trabalho de 14 aeronaves - 12 brasileiras e duas francesas - e um helicóptero foi deslocado hoje de Natal para Noronha. A Marinha brasileira actua com 570 militares. Permanecem na área do acidente cinco navios do Brasil e um da França. As acções continuam sem interrupção e o levantamento de outros pontos dos destroços continua a ser feito pelo avião R99.

O Real Madrid confirmou ontem a contratação do meia Kaká, do Milan. O anúncio foi feito no site oficial do clube espanhol


Segundo a reuters, o brasileiro, de 27 anos, acertou um contrato de seis anos com a equipe. Com o negócio, Kaká é o primeiro jogador a ser contratado pelo Real Madrid desde que Florentino Perez retornou à presidência do clube neste mês.
Segundo a imprensa, o valor da transferência do jogador gira em torno de 94,05 milhões de dólares. Kaká recebeu autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser submetido a exames a pedido da diretoria do Real Madrid nesta segunda-feira no Recife.
O atacante está na capital de Pernambuco com a seleção brasileira para a partida de quarta-feira contra o Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. "Kaká realizou os exames médicos na manhã desta segunda-feira, em Recife. O médico da seleção brasileira, José Luís Runco, que o acompanhou e a quem coube viabilizar o procedimento, disse que todo o protocolo solicitado pelo departamento médico do Real Madrid foi cumprido", informou a CBF em comunicado.
Kaká marcou um dos golos da vitória brasileira por 4 x 0 sobre o Uruguai, em Montevidéu, no sábado, e também vai defender o Brasil na Copa das Confederações da África do Sul, que começa na próxima semana.
O atacante, revelado pelo São Paulo, foi vendido ao Milan após a Copa do Mundo de 2002, quando sagrou-se campeão com a seleção. Ele estreou no clube italiano em setembro de 2003, e desde então conquistou os principais títulos, incluindo a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da Fifa.

Especial Air France


A Air France-KLM é a maior companhia aérea do mundo em lucros, com mais de 100 mil funcionários e cerca de 620 aeronaves em operação. Um avião da companhia com 228 pessoas a bordo desaparecu na noite de domingo quando fazia o trajecto Rio-Paris.
A Air France foi fundada em 1933, fruto da união de diversas coompanhias aéreas locais, e pertencia ao governo francês desde o final da Segunda Guerra Mundial até a abertura de capital, em 1999. Em maio de 2004, fez uma parceria com holandesa KLM, formando a Air France-KLM, a maior companhia aérea do mundo. Porém, a empresa decidiu continuar a operar com as duas marcas.
A companhia é ainda desde 2000 membro-fundadora da SkyTeam, uma aliança de companhias aéreas de diversas partes do mundo, que actualmente conta com dez empresas.
Além da SkyTeam, a Air France-KLM possui acordos de "code share" (ou simplesmente, partilha de voos) e de programas de milhagem com outras companhias, entre elas a brasileira Gol.
O principal ponto de operação da Air France é o aeroporto Charles de Gaulle, nas proximidades de Paris, para onde iria o avião que partiu do Rio de Janeirom e desapareceu. Também possui "hubs" (ponto de conexões) secundários nos aeroportos de Orly (Paris), Bordeaux, Lyon e Nice, todos também na França.
Para o Brasil, a Air France oferece quatro voos diários que partem do aeroporto Charles de Gaulle, sendo dois para São Paulo e dois para o Rio.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ainda sobre a GRIPE SUÍNA:


Medo da gripe faz Afeganistão colocar único porco do país em quarentena
Presente da China, animal vive no zoológico de Cabul.
No país, consumo de carne suína é proibido.


Segundo o site da Globo, o único porco que mora oficialmente no Afeganistão tinha uma vida luxuosa no zoológico de Cabul, mas a epidemia de gripe suína acabou por condená-lo ao regime de quarentena.

Antes, uma das principais atrações do zoo, o porco passou a ser visto com desconfiança pelas pessoas, que temem que o animal possa contaminá-las com o vírus da nova gripe. No Afeganistão, um país muçulmano, o porco é uma curiosidade, já que o animal é "haram", ou seja, considerado impuro. Por isso, o consumo e a criação de suínos é proibida. "O porco agora está em quarentena, fizemos uma sala especial por conta da gripe suína", afirmou o director do zoológico, Aziz Gul Saqib.

Como não há fazendas de suínos no país e nem voos directos do México, a chance do porco do zoológico ser contaminado pelo vírus da nova gripe é mínima, admite Saqib. "Mas as pessoas não pensam assim, elas olham pro porquinho na jaula e ficam preocupadas, achando que podem ficar doentes", acrescentou. O porco foi um presente dado ao zoológico pela China. Cerca de 42 espécies de aves e mamíferos, além de 36 tipos de peixes vivem no zoo, que recebe cerca de 10 mil visitantes nos finais de semana.

Globo.com